Páginas

Ajude a manter esse blog

segunda-feira, agosto 12, 2013

A criadora

Eles se chamam de Estado Francês. ela faz aniversário. C olha o azul liso e sem fim. Trabalho, Família, Pátria esculpido sobre as antigas palavras de 1789. esse homem quer roubar meu trabalho. salário de aprendiz. um velho diz que ela copiou seu mestre, ela atira a obra ao chão. As leis raciais começam a funcionar. aniversário do histérico. C anda pelas pedras claras. quando as amazonas chegarem, o padre disse, a arte será apenas delicadeza. eu não sou mãe nem esposa. C, na cama, sente frio. ele nunca vai largar a mulher. uma mulher não pode estudar o nu, o padre disse. Pode-se dizer que a seleção natural realiza seu escrutínio dia a dia, hora a hora, pelo mundo, de qualquer variação. trabalho doze horas por dia, suja, mãos duras. uma mulher não tem força para esculpir o mármore, o padre disse. o filho foi morto. escreve cartas. não me amarrem, não me amarrem. Rejeitando aquelas que são ruins e preservando e fazendo prosperar todas as que são boas. eu merecia algo mais, reclamo a liberdade. azul liso e sem fim. esculturas esquecidas nos móveis, malditas, são repartidas no inventário. natal. o funcionário do museu visita seu ateliê, elogia as três figuras nascidas do rompimento. aniversário da esquizofrênica. ela rasga a revista com: - Quando casares, senhorita, então criarás a beleza. C olha a parede de tijolos. quer roubar meu trabalho. Sobrevivência do mais apto: seleção artificial. as pessoas caminham na exposição e sorriem frente às obras. ela vende as últimas esculturas e vive solitária em seu quarto. C fica sem comer e morre.

domingo, agosto 11, 2013

Pai
Eu não te entendo
e você nem sei
mas existe algo além
Pai
você Flash Gordon
eu He-Man
mas existe algo além
Pai
Devem existir feridas para os psicanalistas
e jardins talvez
existe algo além
Pai
Você viu a escuridão que eu não vi
você conquistou a cidade em que eu nasci
você sabe coisas que eu não sei
e debate com os passarinhos
você não usou camisinha
e talvez seja por isso que
eu não tenho limites e nem norte
mas existe algo além
no feminino do teu canto noturno
no repente na roda sob o minguante
falo diplomático pós-freudiano
sorvendo o mate em gargalhadas
oferecendo um botão de rosa branca

Eu não quero que você seja perfeito
porque eu não sou
somos os possíveis que não ganharam o mapa
e nos restou colocar os ouvidos na terra negra
eu durmo ainda ao teu lado antes da noite crescer
eu eu diminui para o bem da humanidade
finalmente, eu perdi o interesse pela vitória
eu tenho preguiça de achar culpados
e a nós, que acabamos, não nos é dado
eu não sou mais o Senhor do Juízo Final
entre o você imaginado e o eu imaginado
criamos essa terra de alguém

Quantas peles têm uma cidade?
Quantas formas de ser humanidade?
você é toda a linhagem
de sábios, guerreiros, bufões
Essa onda orgulhosa e rebelde
Ensinando
que tudo tão profundo é relativo
que existe a justiça e precisa existir
que é preciso transformar
existe sempre e ainda
um céu estrelado
o chão rachado
e o silêncio
Você me disse: filho um poema
é feito de ontem e de hoje
Pai
tua lição não está à vista
e eu demorei
Mas ficou uma semente no unicórnio
do berço
de sempre ter um começo, existe algo além.


Licença Creative Commons
O trabalho Pai de Afonso Jr. Lima foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://afonsojunior.blogspot.com.br.

quinta-feira, agosto 08, 2013

Julgamento


Eu lembro da cortina com pássaros vermelhos. A cortina com pássaros - mortos? No livro ao lado da cama. Na Bíblia está escrito: a palavra de Deus é viva e afiada e julga o coração como uma espada. Versículo 12 de Hebreus 4.  (No inferno: e ela passava batom nos domingos e recebia o namorado). A Bíblia diz: os estupradores merecem castração química. (Sujeira: e ela queria por peitos). Eu li no jornal o caso de uma moça que parecia possuída – o médico dizia - o desejo de transcendência pode ser pelo sangue ou pelo sexo, transcendência pelo sangue. Dizem: 87% receberão mais de um tiro. (Eles suavam. Quase sem barba, ela era uma rainha, ganhava presentes e sempre conseguia cigarros e até uma vodca pra quem podia pagar). A Bíblia diz, Mateus 10: Não penseis que trago a paz. Sim, as angústias não produtivas são monstros. A Bíblia diz: Não existe essa coisa de melhorar o preso na cadeia. (Ela gostava mesmo era do cara que tinha sido ator pornô, ele não era bom de cama, mas trazia flores que a namorada lhe trazia). Diz que, sim, todos sonhamos em ser policial ou assassino, assassino medieval entrando em Jerusalém contra os árabes sujos de sangue. Falcão, águia.Transcender. Uma alguma lógica. Dizem: 90% das mortes serão com tiros na cabeça se amarmos nossos irmãos. Ela diz: no seu lar a violência era algo belo. (E ela diz que no seu lar a violência era banal). Ela diz: é preciso matar psicopatas, preguiçosos e pessoas no corredor direito do terceiro andar. Na Bíblia de capa vermelha da minha mãe: não leve desaforo pra casa, não sustente vagabundos, sorria e despreze com elegância. Dizia: não sabemos entender angústias não promissoras. Não sabemos andar no labirinto. Cave com as mãos sua terra, cruze o rio com suas próprias botas, mate com uma faca sua própria vaca, tenha uma lógica, uma pobre, rota e suja alguma lógica. (Ainda maquiada, tirou a roupa, mostra o pau pequeno, em sinal de rendição. Tiros). Ela diz: oferecerás um pássaro pelo pecado. Dizem: Seja um guerreiro. A Bíblia diz: matem.

Licença Creative Commons
Julgamento de Afonso Jr. Lima é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://afonsojunior.blogspot.com.br