Fazendo memória dos 523 anos de existência e resistência da nação originária Tupinambá de Olivença
– Bahia
DIA: 23/24 de setembro de 2023
LOCAL DA SAÍDA: PRAÇA DE OLIVENÇA
ÀS 8h30min
CHEGADA: RIO KURURUPE
Este ano pretendemos ter 4.500 indígenas neste grande ritual,
que tem a extensão de 7 km!
Animados e alimentados pelo exemplo de nossos antepassados na luta pela garantia de nosso território ancestral, nós povo Tupinambá de Olivença realizaremos pelo 23ª ano consecutivo a Peregrinação/ritualizada em Memória dos nossos Mártires que morreram no massacre do Rio Cururupe (em 1559).
Visando combater o que chamamos de “massacre dos dias atuais”, que se caracteriza principalmente pela negação do Governo Federal em regularizar nossos territórios sagrados e, na falta de acesso as políticas públicas que terminam fomentando a violência e o preconceito contra nós Tupinambá.
Há um intenso processo de criminalização das lutas e até mesmo assassinatos constantes contra nosso povo. Afirmamos que a aprovação de Marco Temporal, PL 490/2903e a não assinatura da Portaria Declaratória pelo atual Ministro da Justiça que está 13 anos protelando devido as investidas acima citadas, que ultrapassa o prazo legal que é de 30 dias, impasse que está criando um clima desfavorável contra nós.
Nossa Perigrinação Tupinambá de Olivença em Memória dos nossos Mártires que foram assassinados no massacre do Rio Kururupe, é uma celebração de resistência, é momento de relembrar a caminhada histórica quando fomos perseguidos e massacrados: quando o ataque do Governador Geral Men de Sá (1559), deixou 09 quilômetros de corpos de nossos antepassados estendidos nas praias do sul de Ilhéus.
Mais recentemente as perseguições, as calúnias e assassinatos de nossas lideranças, como; o Caboclo Marcelino Tupinambá, que ousou lutar em defesa dos direitos da nossa nação e foi torturado, nos anos de 1926 a 1932 ano de sua prisão de forma injusta.
Afirmamos que nos dias de hoje não tem sido diferente, nós lideranças sofremos prisões arbitrárias, comunidades são agredidas, e, sobretudo nossos direitos constitucionais são violados. Reafirmamos que mesmo diante de todas as perseguições, respeitando a luta de nossos antepassados, gritamos alto para que todos ouçam: ESTAMOS AQUI HÁ MILHARES DE ANOS, ESTE TERRITÓRIO TRADICIONAL É TUPINAMBÁ.
Neste sentido viemos convida-las (os) para participar desta importante peregrinaçãoem defesa da vida. Desde já contamos com a vossa presença, será de grande importância para o nosso povo Tupinambá. Atenciosamente, Aldeia Tukum T.I. Tupinambá de Olivença
CONVITE
https://drive.google.com/file/d/1o5Kbnw6N_ELVBy4eErYCNo86J8MRZEeD/view?usp=sharing
Orçamento
https://drive.google.com/file/d/10hO49NiNez-BHdV_iMl6Yg8YzeS0B8-w/view?usp=sharing
Precisamos alcançar R$ 30.669,20 deixo aqui número de Pix e contas para apoio:
PIX CPF 01348585579 RAMON SOUZA SANTOS
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AGÊNCIA 0069
CONTA CORRENTE 33875-8
RAMON SOUZA SANTOS
CPF 013485855-79
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA 0019 1
CONTA CORRENTE 38990 0
NADIA BATISTA DA SILVA
CPF 27758052568
E-mails: ramontukum@gmail.com/ nadiakauatupinamba@gmail.com
Cronograma:
A Caminhada será de 07 quilômetros, Olivença X Kururupe.
Dia 23 de setembro de 2023.
Praça de Olivença 17:00h: Amostra das memórias das Peregrinações anteriores, Ritual Sagrado Porãnsym e Feira coletiva dos produtos produzidos no nosso Território.
Dia 24 de setembro de 2023.
07:00h – concentração na praça de Olivença
08:30h – ritual
09:00h – saída em direção ao Kururupe
*
Os Tupinambá de Olivença vivem na região de Mata Atlântica, no sul da Bahia. Sua área situa-se a 10 quilômetros ao norte da cidade de Ilhéus e se estende da costa marítima da vila de Olivença até a Serra das Trempes e a Serra do Padeiro.
A vila hoje conhecida como Olivença é o local onde, em 1680, foi fundado por missionários jesuítas um aldeamento indígena. Desde então, os Tupinambá residem no território que circunda a vila, nas proximidades do curso de vários rios, entre os quais se destacam os rios Acuípe, Pixixica, Santaninha e Una.
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Tupinamb%C3%A1_de_Oliven%C3%A7a
(foto: Tiago Brugnara)
Nenhum comentário:
Postar um comentário