Páginas

Ajude a manter esse blog

segunda-feira, outubro 15, 2018

Carta a uma jovem mãe

Muitos vídeos na rede e os adolescentes embarcam.
- A tática consiste em fazer críticas de forma agressiva, algumas vezes por meio de palavrões e insultos, as mensagens dos textos são contundentes e com ataques pessoais a figuras públicas dos quais divergem ideologicamente.
(Rodolfo Borges, El País)

O que eles estão fazendo é tirar o debate racional e substituí-lo pelo fanatismo. São pessoas que dizem: "Eu li, eu tenho
provas". Mas não tem maturidade para contextualizar.
O absurdo é tanto que vemos os brasileiros defenderem que nazismo é de esquerda. Contra a embaixada alemã. Piada mundial.
- Ao lado de membros de outro grupo, chamado Direita Curitiba, Arthur é acusado pelos estudantes de entrar de maneira forçada nas dependências da escola, além de abusar sexualmente de uma jovem, que abriu um Boletim de Ocorrência na Delegacia da Mulher após o caso. (Francisco Toledo, Democratize)
Antes de mais nada, o Jair é visto como extrema direita no mundo, fanático e louco, mas no Brasil estão deixando passar.
"The Economist" e "Washington Post", os jornais mais direita do mundo o condenam.
Nem a Líder da direita extrema da França consegue apoiar suas falas.
Como os brasileiros caem nessa?

- Apesar do que diz a carta magna, no Brasil há uma grave situação de concentração monopólica da mídia: poucos grupos privados e menos de dez famílias são donos dos meios de comunicação. (Intervozes)
Lembro de um café de coreanos bem bonito aqui perto. O dono falava mal da Dilma, não queria pagar impostos. Com o aprofundamento da crise - devido à uma política de desinvestimento e cortes - o café fechou. Não há impostos numa economia na qual não há dinheiro. Apenas bilionários - e grandes empresas - ganhando com juros dos títulos da dívida nos bancos.

Haddad fez uma prefeitura fantástica em São Paulo. Ganhou prêmios pelo mundo.
É muito triste ver como Folha e Globo participaram da construção do fanatismo. Mesmo Haddad tendo criado mecanismos de controle da corrupção, preferiram agredir como inimigo político - p. ex. loucura anticicliovia - e deu nisso. Vergonha mundial.

- Facebook comprometeu dados de mais de 50 milhões - O objetivo dessa equipe era fazer com que cada um desses conteúdos atingisse o maior número possível de pessoas suscetíveis a ele, por quaisquer meios.

Poderiam ser posts patrocinados no Facebook, novos blogs ou sites - a equipe garantia que as pessoas-alvo seriam expostas àquele conteúdo de maneira suficiente para mudar a opinião dela para qualquer coisa que os clientes da Cambridge Analytica quisessem.

A empresa buscava especialmente aqueles indecisos, que se mostravam capazes de alternar sua opinião sobre como votar no caso do Brexit ou das eleições americanas.
(Olhar Digital)

O Mamãe Falei. Não é sobre os vídeos, o que ele fala ou não fala, até aí são ideias - mas que - num ambiente de pouca leitura e pluralidade - podem reforçar preconceitos até o fanatismo em mentes que desconhecem o mundo.

Ele ficou conhecido por ir nos eventos de protesto e debochar, gravar vídeos humilhantes, pela arrogância em ridicularizar pessoas que lutam por algo. Criminalização preventiva.

"Ao longo dos anos, a Atlas e suas fundações caritativas associadas realizaram centenas de doações para think tanks
conservadores e defensores do livre mercado na América Latina, inclusive a rede que apoiou o Movimento Brasil Livre
(MBL)".
https://theintercept.com/2017/08/11/esfera-de-influencia-como-os-libertarios-americanos-estao-reinventando-a-politica-latino-americana/

O MBL provavelmente é é um grupo pago para mobilizar a juventude - contra...
contra investimentos públicos, políticos envolvidos com serviços públicos.

Os bilionários moldando a opinião pública para não pagar impostos.
Qualquer pessoa que entre nas pautas contemporâneas e progressistas é comunista.

Agora a polícia mata 8 vezes mais jovens negros.
O que se deseja é mais escolas, mais hospitais. Isso só com investimento
público, com presença do Estado.
O que o "coiso" prega é o contrário.
Infelizmente a "direita hoje" é "arma pra todo mundo" e deixar a "liberdade" do abandono.

Ler Olavo de Carvalho tão jovem, é como se ele tivesse lido Lenin aos 14 anos. Só.
Recentemente li sobre a vida de Heinrich Himmler, o pior nazista da história. Ele viveu num mundo de controle mental total, ideias sobre ser elite. Ele começou saindo na rua para bater em comunistas.

Quando o Estado se ausenta da vida pública, o resultado é uma massa de pessoas miseráveis e radicalizadas, que servem de lucro para a indústria de segurança. Os bilionários pagam segurança privada e a classe média tem de conviver com violência nas ruas. Além da questão de que todo ser humano merece uma vida digna, isso leva à guerra social e regimes de Estado Policial.

- O patrimônio somado dos bilionários brasileiros chegou a R$ 549 bilhões em 2017, num crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, os 50% mais pobres do país viram sua fatia da renda nacional ser reduzida ainda mais, de 2,7% para 2%. (Oxfam)

- Policiais militares do Estado de São Paulo mataram 11.358 pessoas nos últimos 20 anos. No mesmo período 1.248 policiais militares foram mortos. O número é maior que o cometido de todas as polícias do EUA, no mesmo período. - “Naturalizaram o extermínio na periferia” - diz o rapper Eduardo (Ponte)

Por isso, em 1947, o Plano Marshall, o Programa de Recuperação Europeia, deu muito dinheiro aos países destruídos pelo fascismo da Segunda Guerra justamente para que não houvesse miséria.

Hoje temos um candidato que diz: “O erro da ditadura foi torturar e não matar” (Em entrevista à rádio Jovem Pan, junho de 2016) Ou: “Se eu chegar lá, lá, todo mundo terá uma arma de fogo em casa, não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola”.
Nós estamos como em 1960 - “Subversivo” era todo aquele que pensasse diferente do poder..." (Hildegard Angel - Jornal do Brasil)
https://www.jb.com.br/colunistas/hildegard_angel/2018/10/944546-sou-aquela-que-sobreviveu-para-contar.html

Uma sensação de caos toma conta dos milhões envolvidos pela crise - querem disciplina, ordem, hierarquia - e escolas - militares. Mas uma democracia militarizada vai acabar com a corrupção? Houve avanços nos governos de investimento público?
Brasil, é preciso amadurecer. E só assim haverá progresso.
Abraços
Ajr

Nenhum comentário: