Páginas

Ajude a manter esse blog

quarta-feira, agosto 07, 2019

Memória, esperança e recriação

Muita tensão, é a invasão militar neoliberal, destruição do espaço público. Vamos da exaustão à esperança, mas desmoronam os reis de ouro. 

Guerra de classes da supremacia branca pelo domínio dos territórios e superexploração do trabalho. Vamos ter 200 milhões de escravizados analfabetos e só produzir soja?
Com a farsa do combate à "imoralidade", todas as violências são possíveis. 
Cortes e demolição:
"Em segundo lugar, vem o Ministério da Educação, com 348,5 milhões de reais bloqueados. Em terceiro, está o Ministério da Economia, com 282,6 milhões de reais retidos." (Veja)

O medo como política. A desigualdade como plano. 
O medo é instalado e se torna reação instintiva, vota-se na arma. 
Temos políticos que aumentam a desigualdade e favorecem apenas os bancos e altos negócios.
A insegurança gera mais desigualdade e violência. 
Igrejas arrebanham pelo Whatsapp, libertando o Brasil da corrupção do "kit gay". 
Para criar postura de enfrentamento, fechar o diálgo, impedir a reflexão, criaram o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES), fundado 1961, na era Jango. 

A classe média assustada e assustadora votou, a propaganda da lógica do medo não responde à lógica dos fatos, difícil.
E a direita afortunada é gramsciana, e a esquerda não.
Desde sempre temos vários focos de crise, entre eles, a elite da lei, a espada com a doutrinação imperial, a concentração da mídia. 

Comenta o jurista Lenio Streck:
"Ministros, juízes, promotores, rábulas, advogados, estagiários, bacharéis dos mais variados (tem cerca de um milhão e meio no Brasil), todos eles vieram de um lugar comum: a faculdade. Qual é o problema? As faculdades vão mal. O ensino jurídico vai muito mal porque ele não ensina direito o Direito”.

Espelho, espelho meu, qual a diferença entre Merval e Heleno?
"O general Augusto Heleno, em sua entrevista à GloboNews, disse que Jair Bolsonaro livrou o Brasil de uma 'grande calamidade'... Essa desconfiança em relação ao PT se deve a fatos concretos." (Merval Pereira) 

Ouço a campanha da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão - repetida sem parar nas rádios do RS - que diz "a cada segundo, a criminalidade aumenta".  
Na entrevista na rádio da mesma Agert: "Segurança e privatizações serão os focos de Marcel Van Hattem, deputado federal mais votado do RS"? Ou ainda:

"Temos essa necessidade de aliar uma pauta extremamente liberal, no sentido de tirar do Estado as funções que não deveriam ser dele, mas também social, de garantir segurança publica para todos para que os direitos básicos sejam garantidos.

Seu partido, Novo, também defende a reforma da Previdência.
Por que essa campanha sobre criminalidade me parece muito ligada ao projeto político da direita? Van Hattem chamou sindicalistas de “burgueses” e “fascistas”. 

Lasier Martins é outro caso de amor entre TV e movimento reacionário. 
 "Em 7 de outubro de 2013, anunciou seu desligamento do Grupo RBS para concorrer a uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2014". (Wikipédia)

"Um total de cinco projetos de autoria do senador Lasier Martins (Podemos/RS) em tramitação no Senado Federal vão ao encontro de pontos centrais do plano anticrime anunciado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro."

O pacote da bala, chamado de "banho de sangue". 

Na década de 20 e 30, o exército foi um propulsor de mudança do status quo oligárquico  Minas-São Paulo. As fraudes eleitorais de Primeira República fizeram os tenentes e Vargas  desejarem "um projeto de domesticação das oligarquias".  (Marieta de Moraes Ferreira)

Mas, depois disso, houve o "Brasil quintal ideológico" pós-Vietnã. 
E agora se houve: 
"Augusto Heleno, declarou que o Ato Institucional nº 5 (AI-5), baixado pela ditadura em 1968, foi necessário. O ex-presidente Juscelino Kubitschek foi preso ao sair do Teatro Municipal do Rio, na própria noite do AI-5." 


Parece que hierarquia está acima de tudo, general manda em cadete, FIESP manda no operário. (E, pelo que estou entendendo, não há outra forma de "aumentar a competitividade" que uma escravidão nova). O efeito bolha de pensamento de uma sociedade desigual - que forma bolhas na universidade, na mídia, na classe média gerente - está multiplicada nesse ambiente de disciplina, tradição e formação permanente do corpo-unitário. 

Já nas eleições se viu que o Clube Militar classificou o Poder Judiciário brasileiro como “corporativista e destoado da realidade brasileira”. Lenio Streck lembrou que no mesmo documento, o tal clube chama a elite empresarial e política de “medíocre”... 

O Exército é parte da nação e defende seus interesses, tendo um papel fundamental na engenharia e organização de estratégias nacionais, mas é preciso rever as tradições que perderam seu tempo. Se a repressão gera todo tipo de abuso e vantagens econômicas corruptas, a paranoia anticomunista e o fim da propriedade privada já não ameaçam quando o próprio investimento público é o que está em pauta. Já não é possível pensar que o melhor vem sempre do projeto do 1%. 

Flávio Tavares, em entrevista, lembra de sua libertação em 1969:
"A ultra direita militar, 60 paraquedistas, queriam invadir a base e nos sequestrar e fuzilar." 
Criado para "vigiar o perigo autoritário", o SNI se tornou tirania preventiva. 
"A Brigada Paraquedista sempre forneceu quadros para os órgãos da comunidade de informações." (MPF)

Estamos vendo o que o grupo repressor pode gerar em termos de instabilidade. Quem vai investir nesse caos de economia pelo Twitter?
E se o superior perdeu a razão? Formado há muito tempo.

"Na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), os cadetes continuaram a aprender nos currículos de formação as mesmas matérias do período da Guerra Fria, que moldaram a mentalidade dos militares... E por incrível que pareça, os currículos praticamente não mudaram, tanto assim que Médici já foi indicado como patrono de formandos da AMAN."
A cena do presidente assinando submisso algo com o presidente americano em pé atrás dele é constrangedora. 

A menos que seja parte de uma tomada do território pela supremacia branca gringa. 
"Nas palavras do ex-presidente Lula, a Alca representaria uma “anexação” das economias latino-americanas e caribenhas pelos Estados Unidos... O acordo de livre comércio pode ser, para nós, o coroamento deste movimento reacionário no plano econômico. O império está colhendo os louros do golpe..." (Jornalista Umberto Martins)

Ele assina: a injustiça é fabricada, legislada, escondida, e protegida pela espada.

Paranoia implantada. O fim da democracia pela manipulação de massa ampliada. 
"Nas palavras da Cambridge Analytica, o Santo Graal da comunicação é obter a modificação comportamental dos usuários das redes sociais". (Liana Cirne Lins) 

O mercado banqueiro aumentou sua aprovação (55%), enquanto a população enlouquece diante da brutalidade. 

Alguém já falou que devem invadir a Amazônia, depois que nossos juízes foram estudar lá fora, e o petróleo foi espionado. Dentro, acordamos hoje em 1917. E vem mais deforma:


"Os rendimentos de lucros e dividendos são beneficiados pela isenção de impostos, favorecendo o topo da pirâmide. Não regulamentamos ainda o Imposto sobre Grandes Fortunas, previsto na Constituição desde 1988... Assim, o importante é desfazer o equívoco de que reformar a tributação significaria reduzir impostos. Não, de modo algum. O sistema de organização social e econômico previsto em nossa Constituição é um mínimo de garantia de vida digna para maioria de nossa população. (Paulo Kliass)

Vemos o avanço da agenda elitista e uma reação da sociedade civil para defender a vida: os indígenas, os jovens de periferia, a memória dos mortos, as instituições. 
A esperança nunca morre. 

http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/5639-marieta-de-moraes-ferreira
https://veja.abril.com.br/economia/cidadania-e-educacao-sao-pastas-mais-afetadas-em-corte-de-r-14-bi/
https://www.sul21.com.br/areazero/2019/08/lenio-streck-juizos-morais-e-voz-das-ruas-nao-podem-valer-mais-que-direito-e-constituicao/
www.mpf.mp.br/.../005_17_crimes_da_ditadura_militar_digital_paginas_unicas.pdf
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=7&id_noticia=198475
https://horadopovo.org.br/augusto-heleno-defende-o-infame-ai-5/
https://www.senadorlasiermartins.com.br/senador/lasier/iniciativas-de-lasier-coincidem-com-pacote-anticrime-de-moro/
https://revistaforum.com.br/colunistas/lianacirnelins/como-fomos-vendidos-pelo-facebook/
https://www.youtube.com/watch?v=MTmFTKxCZUg&t=6s


Nenhum comentário: