Páginas

Ajude a manter esse blog

sábado, setembro 17, 2022

Os melancólicos das esferas

Quando chegaram as naves, metade do planeta era ocupado por edifícios-troposfera vazios, terreno comprado por oligarcas transnacionais que acabaram substituídos pelos seus próprios generais replicantes. A outra metade era de desertos que resultaram de uso predatório de grãos de exportação e gado.

Os aluvianos cultivavam a mansidão, queriam ensinar aos poucos humanos refugiados nas esferas orbitais ao redor do planeta como viver com tolerância. Para isso decidiram exterminar os replicantes, eles mesmos melancólicos e cansados de viver. 

Fazia pelo menos dois séculos que os sistemas autônomos governavam as esferas. Cada tribo vivia no seu Arco. Os humanos eram analfabetos e só tinham acesso a história e cultura por imagens e sons. Milhares de dados confusos e contraditórios. De qualquer forma, comer e trabalhar eram sua única ambição. 

Um garoto se apaixonara por um livro (atribuído ao Capitão George Northhá mais de 50 anos e decidira recuperar tudo que fosse possível. Ele criara a religião dos Buscadores, que pregava a salvação dos inquietos. Eles tentaram reconstruir a origem do Mal - como era chamado o declínio da raça humana.  

Primeiro eles alegaram fraude. Depois, tomando as ruas, forçaram o governo a mudar o resultado da eleição. Logo, milícias surgiram entre os manifestantes e o governo eleito teve de sair do território. 

O futuro não era claro. Os oligarcas impuseram sua força. Parece que a guerra civil foi se alastrando e povos inteiros foram expulsos ou exterminados. 

Os aluvianos ajudaram os Buscadores a repovoar a Terra. Em troca, alguns de seus filhos deviam servir a Corte. 

Afonso Jr. Lima 

Nenhum comentário: