Páginas

Ajude a manter esse blog

quarta-feira, outubro 24, 2018

Por que a periferia vota em Bolsonaro? - Por Lennon


Por que a periferia vota em Bolsonaro?
Os 5 grandes motivos


Por Lennon - União da Juventude Brasileira

Após variados diálogos com diferentes pessoas da periferia paulista, cheguei aos cinco grandes motivos que levam grande parte dos eleitores periféricos votarem em Bolsonaro.

O PRIMEIRO GRANDE MOTIVO - O ANTIPETISMO

O Antipetismo foi fomentado pela Tradicional Grande Mídia Nacional. A mídia vendeu a ideia do PT como inimigo do Brasil e o povo, buscando respostas para a crise que estamos vivenciando atualmente, comprou está ideia. Seguindo essa linha de raciocínio, o eleitorado periférico quer eleger qualquer um que não seja o PT.

É nesse cenário que surge Jair Bolsonaro: “O Salvador da Pátria!”, apresentando soluções mágicas e contraditórias para os desafios enfrentados na periferia. Com uma linguagem que conversa diretamente com o homem comum, de igual para igual.

O SEGUNDO GRANDE MOTIVO - RENOVAÇÃO POLÍTICA

O povo tem um forte desejo de renovação política, querem novos rostos. O questionamento que faço é: Vale uma renovação a qualquer custo? Que sejamos cautelosos e pensemos qual tipo de renovação queremos.

O TERCEIRO GRANDE MOTIVO - A PERIFERIA ESTÁ ABANDONADA A PRÓPRIA SORTE

O abandono por parte do poder público para com a população periférica, gerando o alto índice de violência: assaltos, estupros, latrocínios e assassinatos faz povo o clamar por mais segurança. Nesse sentido, Bolsonaro dá uma resposta para a demanda da população periférica por segurança, mesmo que seja uma proposta questionável, ele enxergou esta demanda.

O homem comum trabalhador da periferia está cansado de ser assaltado e ver pessoas morrerem por causa de um celular, não se tem justiça na periferia. Já que o Estado não provém políticas de segurança pública capazes de conter a violência urbana (que também já chegou no campo), Bolsonaro vende a ideia de que o cidadão deve ser responsável por sua própria segurança através da flexibilização do Estatuto do Desarmamento e o acesso facilitado a armas de fogo. Ainda no ramo da Segurança Pública, Justiça e Cidadania o trabalhador homem comum da periferia se pergunta: “Cadê os Direitos Humanos quando um pai de família é morto num latrocínio?”

O QUARTO GRANDE MOTIVO - A POPULARIZAÇÃO DA TECNOLOGIA, INTERNET E REDES SOCIAIS X O FENÔMENO DAS FAKENEWS (NOTÍCIAS FALSAS)

Hoje qualquer pessoa pode mandar e enviar mensagens instantâneas via WhatsApp, inclusive pessoas com baixo nível de instrução escolar e não letradas, pois além da possibilidade de se comunicar via mensagens de texto, temos a possibilidade de enviar vídeos, áudios e imagens. Por outro lado, grande parte das pessoas ainda não tem maturidade para lidar com notícias falsas na internet e nas redes sociais. Essa combinação de fatores provoca a disseminação de notícias falsas de forma muito rápida.

O QUINTO GRANDE MOTIVO - A DESIGUALDADE SOCIAL E O AVANÇO DO NEOPENTECOSTALISMO NA PERIFERIA

Sabe-se que a vida na periferia não é fácil, as pessoas aqui tem um histórico de muitas violações de direitos básicos. Estabelecendo assim os principais desafios da população periférica: desemprego; baixa qualidade do ensino público; o aguardo durante muito tempo nas longas filas para fazer exames, marcar consultas, fazer procedimentos cirúrgicos e a falta de medicamentos na rede pública de saúde; a miséria que leva a fome; subemprego e baixo salário; Os altos preços: nas contas de luz, água e aluguel, gás de cozinha, combustível, dos itens da cesta básica.

 Além da violência que nos assombra e e sangra a periferia! É diante destes desafios que têm crescido o neopentecostalismo que se apresenta como solução para todos os males, apresentam a teologia da prosperidade e e trazem em seu discurso a preconização de valores morais rígidos contra as outras formas de ver e pensar o mundo.

Acabam por estimular as pessoas da periferia se a fecharem e tornarem-se fascistas, com valores antidemocráticos e imperialistas. Guiados pelo discurso neopentecostalista, enxergam em Bolsonaro o salvador da tradicional família brasileira, da moral e dos bons costumes. Se estabelece aqui uma dificuldade de aceitar as diversas formas de ser e estar no mundo.

Concluindo, analisando o cenário da atual conjuntura social periférica percebe o quanto o momento é propício para o crescimento desenfreado da extrema direita nas periferias.


São Paulo, 23 de outubro de 2018.

Nenhum comentário: