Páginas

Ajude a manter esse blog

quinta-feira, setembro 07, 2017

"Império do Mal"

O primeiro corpo foi o de uma moça jovem, magra e de celular novo. No seu pulso, uma tatuagem.
Depois apareceram atletas, entregadores de água, taxistas.
Momai foi chamado no terceiro.
Ele foi procurar o professor aposentado H. Salgari.
- Eu já vi essa tatuagem. Em uma foto num livro. Um assassino escreveu na parede "Destruindo o Império do Mal". Essa é uma expressão que o senhor usou, não?
Salgari parecia assustado.
- O senhor sabe o que eu fiz durante a década de 1970? Trabalhei para o governo. Eu impedia que o desejo de poder se tornasse uma coisa romântica na história dos revolucionários, a "Oligarquia dos Selvagens", como a chamávamos. Não foi um acaso o Filho ser um homicida, o Pai era um sanguinário. Ou o senhor acha mesmo que uma ditadura utópica podia viver sem degringolar em campo de concentração?
Ele olhou pela janela.
- O senhor já deve ter visto Sindicato dos Ladrões. O senhor sabe que Elia Kazan foi acusado de ter feito um filme sobre denunciar seus amigos... para livrar sua cara sobre suas delações voluntárias de colegas ao Comitê de Atividades Antiamericanas?
- Parece-me que o senhor quer me dizer algo. Eu suspeito que esses homens foram mortos por alguma coisa não-humana. Mas, e o símbolo?
Salgari pegou na mão uma medalha na estante.
- "Kasan Dedo-duro", virou seu nome. Eu lutei contra o mal. Mas eu assisti a coisas monstruosas também do nosso lado. Eu vi coisas assustadoras. Mas não posso falar sobre isso.
- O senhor precisa dizer a verdade - disse o detetive. Até onde iriam com isso? Seria preciso ainda outro encontro? Quem mais podia falar?
- Muitas vezes pensei se... a fúria do Exterminador não nasceu no rio gelado de -20 graus no qual pescava esturjões e foi pego por uma tempestade. Os detetives que o prenderam não imaginaram estar semeando um Império Sangrento.
O visitante agradeceu. Quando abriu a porta, o professor disse.
- É isso mesmo. Nos laboratórios da democracia, pessoas foram testadas. Pessoas que não puderam se adaptar, pessoas miseráveis.
Momai foi caminhar no parque, pensando sobre grupos secretos, DNA modificado e seres que comem pessoas.

Afonso Jr. ferreira de Lima

Nenhum comentário: