Páginas

Ajude a manter esse blog

quinta-feira, março 29, 2018

Trânsito

O Brasil decidiu fechar as fronteiras. Mais de 3 milhões de russos, dinamarqueses, alemães e ingleses haviam chegado desde o “Domingo Branco”, quando Paris chegara a 20 graus negativos.
Há algum tempo atrás a Itália processara a Inglaterra pelo uso do nome “Londres” (de Londinium) e pela “falsa paternidade do futebol”; a China processara a Itália pelo copyright da massa e Bagdá a Europa pelo copyright do Renascimento; foi um passo pequeno até a África requerer direitos de imagem sobre Les demoiselles d´Ávignon.
Por um lado a direita européia dizia que o “mundo em desenvolvimento” não tinha direito aos solos quentes da Terra, agora que o frio se espalhava porque a água doce dos icebergs, aquecidos pela fumaça, acabara com a corrente do Golfo. O governo brasileiro dizia que milhares já haviam imigrado quando das Guerras Mundiais.
As flores e árvores dos jardins escoceses foram engolidas pelo inverno. A imagem de um campo de futebol congelado em Paris passou a circular na rede com o seguinte dizer: “Todos tem direito a um raio de sol.” Um carro bomba explodiu perto do Parlamento onde a Comissão para Imigração Européia se reunia. O salmão, era uma vez, passou a fazer propagandas na Noruega exigindo “tolerância e abertura de fronteiras”.
Grupos de direitos humanos brasileiros começaram a mostrar fotos de meninos jogando na terra, para defender que, num mundo com distâncias tão grandes, receber imigrantes é “imoral”. A Câmera de Comércio Européia ofereceu 2 bilhões de dólares para restaurar cortiços putrefatos em São Paulo, tetos e paredes mofadas, e um plano de “reinserção de moradores de rua”. O clipe da campanha no Tube mostrava multidões caídas, enroladas em cobertores e com potes de plástico para sopa, no cimento da cidade.
Quando as escolas e os transportes entraram em colapso devido ao congelamento, os presidentes da Alemanha, França e Inglaterra vieram ao Brasil, e falou-se em uma ameaça velada de guerra.
Os primeiros imigrantes europeus chegaram na Amazônia em dezembro de 2060. Celebrou-se um jogo amistoso em nome da “a união intercontinental”.

Afonso Jr. Ferreira de Lima - 2010

Nenhum comentário: