Páginas

Ajude a manter esse blog

segunda-feira, maio 15, 2006

Acabo de acabar minha peça FREUD...
TRABALHEIRA TOTAL... comecei em 1999 quando lí Peter Gay, mas só agora, na pressão dos 150, acabei indo adiante, fazendoalgo mais cru e cortado, mais solo e menos ceninhas... Aí uma cena das que mais gosto...

Freud, 2006

XXIV
(Freud, Ferenczi e Jung, no navio, indo para os Estados Unidos, 1909).

Freud
Tenho a impressão de estar trazendo a peste para a América. Espero que a América puritana seja democrática quanto às nossas idéias do Velho Mundo.

Ferenczi
Essa é a vantagem da psicanálise: podemos chamar todos que não nos agradam de neuróticos.

Jung
Há absoluta liberdade para discutirmos no mundo acadêmico, pelo que sei, desde que não atrapalhemos os negócios. Em geral, dizem haver abertura a novas idéias.

Freud
As pessoas fugiram do autoritarismo e da pobreza da velha Europa para construir um mundo brilhante; eu vejo a cultura como tensão, muitos deles, como um troféu contra a miséria.

Jung
Talvez o tema da sexualidade infantil seja visto com maus olhos. Sentirão falta de uma visão mais abrangente da religião. Talvez resistam a ver-se como um amontoado de instintos egoístas, pulsões de agressão e desejos sexuais que lutam contra toda forma de associação, estabilidade, lei.

Freud
Durkheim viu a religião como “um fato social” , como se o social fosse uma consciência coletiva, fora das relações. O que eu faço, quem sabe, é genealogia infantil da moral.

Ferenczi
Não foi essa a resposta à Esfinge devoradora? O homem é um animal como todos. Édipo, afinal, era contra a hýbris.

Freud
Se todos somos vítimas da necessidade orgânica, mal reprimida por coerções externas e sentimentos de culpa, o que nos salva do incesto, assassinato e estupro, só podemos viver em mal-estar com as instituições.

Ferenczi
O homem nunca será feliz, em suma.

Freud
Se a evolução do animal para o ser racional não foi completa, teremos de ter muita paciência com o homem fragmentado, o poder deve ter menos dureza - também a força do sujeito para decidir o que quer e lançar-se na conquista de seus objetivos está turvada pela selvageria de sua liberdade instintiva. Liberdade pode significar guerra. Moral, morte.

Ferenczi- A civilização é mal-estar.

Jung
Com certeza o senhor será questionado sobre o Édipo. Como podem os mesmos impulsos ser revividos em cada família e indivíduo? Isso me lembra muito a filosofia que acreditava em categorias da mente, ou que as características do ser além da extensão e do movimento eram interiores ao sujeito.

Freud
Seria apenas um sentimento de culpa que passa através dos milênios por de uma espécie de mente coletiva?

Jung
O que o senhor quer dizer?

Freud
Darwin disse que as primitivas hordas do homem pré-histórico eram governadas por um macho dominador. Robertson Smith acha que a essência do totemismo é um banquete ritual com o animal totêmico. Se esses canibais selvagens, por exemplo, mataram o pai e o comeram, para se apossar de suas mulheres e de seu poder, aí está a fundação da sociedade, com a culpa e os tabus representando os mesmos desejos reprimidos do Édipo.

Ferenczi
O senhor está falando na controvertida tese lamarckiana de transmissão genética dos caracteres adquiridos?

Freud
Sim. Darwin também acredita nisso. Neurótico é aquele que não consegue dominar o Édipo. “Aquilo que herdaste dos teus pais, conquista-o para fazê-lo teu”.

Jung
Não sei... (pausa)

Ferenczi
Vamos nos distrair, novamente, interpretando nossos sonhos. Se vale para os outros, para nós também tem de valer a máxima de que toda beleza está suja de sangue.

Jung
Seu sonho de ontem ficou inconcluso... Por que o senhor não expõe melhor suas associações íntimas com relação ao sonho onde aparecem sua cunhada e esposa?

Freud
Eu poderia contar mais, mas não desejo colocar minha autoridade em risco. (pequena tensão)

Jung
Eu tive um sonho sobre Amenhotep, ele apagava o nome de seu pai das paredes. Como sabem, ele transformou o politeísmo egípcio em monoteísmo.

Freud
Ora, que assunto mais idiota!
Jung
Como?
Freud
Esse, esse assunto idiota!
Jung
Não lhe compreendo... deve saber que foi descoberta uma estela egípcia com os nomes apagados...
Freud
O senhor... esse sonho é um desejo de morte contra... contra mim! Ferenczi
Freud!
(Freud desmaia)

Afonso Junior Ferreira de Lima

Nenhum comentário: