Páginas

Ajude a manter esse blog

terça-feira, fevereiro 13, 2018

Rituais de sangue

- Estou chocado. Ela é advogada e nunca me pareceu frágil - eu disse.
"A cidade de São Paulo foi considerada a pior metrópole em violência sexual contra mulheres no mundo" - esse era o tema da conversa.
- Você nunca ouviu falar de Artemisia Gentileschi? - Lyslei me disse no shopping.
Eu fui pego de surpresa entre um gole e outro de capuccino.

Fui correndo pesquisar.
O Renascimento redescobriu Aristóteles. “No que respeita aos animais, o macho é por natureza superior e dominador e a fêmea inferior e dominada. E o mesmo deve necessariamente aplicar-se ao mundo humano".
O professor de desenho e perspectiva.
Como a mulher é um ser sensual ligado á irracionalidade e a matéria, ela seduz, trai e mente.
Parece que tanto Eva como Pandora foram um castigo para a humanidade. E já que a culpa do Pecado Original vem da Primeira Dama, ela deve ser submissa, diz Agostinho. 
No século XV, o Malleus Maleficarum deixava claro que, tendo Eva nascido de uma costela curva, "contrária à retidão do homem", ela sempre é "um animal imperfeito". 
Os padres da Igreja citam casos de travestismo, mulheres que se vestiam como monges já que, como disse Eusébio de Emessa, santo padre do ano 300, "nas virgens a luxúria está morta; o corpo, pregado na cruz com seus vícios e desejos, o corpo é um estranho para elas".

Mas, em 1593, seu pai lhe deu o nome da deusa da caça. Cercada de leões, "Senhora dos animais" para Homero, cultuada por sacerdotes eunucos, ela lembra o tempo antigo de rituais em cavernas e árvores, quando o caçador pendurava a pele do animal num tronco e fazia uma prece. Se um sacrifício precede a batalha, se o sangue quente é oferecido aos deuses, se os videntes leem nas vísceras o destino, Ártemis está presente, assim como, em Halai, na Ática, ao se raspar com uma faca o pescoço de um jovem ou em Ortia, em Esparta, quando os Efebos levam chicotadas no altar. 

Ela não acha o sofrimento natural. "Pôs um pano em minha boca para que não gritasse. Eu arranhei seu rosto e arranquei seus cabelos."
Dizem que a pintora foi torturada para que a queixa fosse retirada.





O exílio do criminoso durou quatro meses. Ela teve de conviver com a fama de sedutora. 
Nos vasos gregos o sangue cobre os altares; aqui, está jorrando do pescoço.
Na própria pintura de Caravaggio, em que o general assírio perde a cabeça, Judite parece uma moça casta e frágil. Em Botticelli, ela pode sair voando à qualquer momento como uma ninfa. A Judite de Artemísia é uma vingadora forte e brutal. 
Nada da amada ideal do século XII, quando a mulher começa a dispor de propriedade no sul da França, a amada perfeita que exige trabalhos dos cavaleiros como prova de amor, o mundo do Lancelote, o Cavaleiro da Carreta (1177) de Chrétien de Troyes. O rosto do criminoso está em todos os vilões. 

Em 1649, ela escreve:

"Hoje mesmo descobri que (...) tendo executado um desenho das almas no Purgatório para o Bispo de S. Gata, este, para gastar menos, entregou a obra a outro pintor, para a pintar segundo o meu desenho. Se eu fosse homem, duvido que o mesmo tivesse acontecido (...) Devo alertar Vossa Ilustrissima Senhoria para o facto de os meus preços não obedecerem ao costume de Nápoles, onde é hábito pedir-se trinta e vender por quatro. Sou romana e como romana hei de sempre agir."



Afonso Junior Ferreira de Lima

https://revistamarieclaire.globo.com/Mulheres-do-Mundo/noticia/2017/10/sao-paulo-e-pior-cidade-em-violencia-contra-mulher-diz-pesquisa.html

http://www.bbc.com/portuguese/geral-38594660

https://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/historia-arte/idmod.php?p=gentileschi

Nenhum comentário: